O Monitor da Extrema Direita (MED) se transformou no Monitor do Debate Público (MDP). Na verdade, foi uma expansão do projeto original, que contemplava somente grupos focais contínuos de bolsonaristas convictos e moderados. Tornamos mais complexa a combinação dos critérios de seleção de participantes para produzir quatro categorias de grupos:
G1 – Bolsonaristas Convictos: votaram em Bolsonaro no segundo turno, desaprovam o atual governo, aprovam as invasões de 08/01, acreditam que o ex-presidente é perseguido pelas instituições e não assistem à Rede Globo.
G2 – Bolsonaristas Moderados: votaram em Bolsonaro no segundo turno, desaprovam o atual governo, desaprovam as invasões de 08/01, não há consenso sobre o ex-presidente ser perseguido pelas instituições e não rejeitam a Rede Globo.
G3 – Preferências Flutuantes: votaram Branco/Nulo no segundo turno, mas em outros candidatos no primeiro turno. Os demais critérios são diversos.
G4 – Lulodescontentes: votaram em Lula no segundo turno, mas reprovam a atual gestão. Os demais critérios são diversos.
G5 – Lulistas: votaram em Lula no segundo turno e aprovam sua gestão. Os demais critérios são diversos.
Dessa maneira, o novo Monitor do Debate Público (MDP) será capaz de captar um escopo bem mais amplo da opinião pública e dos fenômenos que regem o comportamento político no Brasil de hoje.
Nossa metodologia permite que os participantes respondam aos temas colocados no tempo que lhes for mais conveniente, liberdade essa inexistente nos grupos focais tradicionais, que são presos à sincronia do roteiro de temas e questões colocados pelo mediador. O instrumento de pesquisa, assim, se acomoda às circunstâncias e comodidades da vida de cada um, reduzindo a artificialidade do processo de coleta de dados e, portanto, produzindo resultados mais próximos das interações reais que os participantes têm na sua vida cotidiana.
É importante salientar que os resultados apresentados são provenientes de metodologia qualitativa, que tem por objetivo avaliar posicionamentos e opiniões. Mesmo quando quantificados, tais resultados não podem ser tomados como dados estatísticos provenientes de amostragem aleatória, ou seja, as totalizações dos posicionamentos de grupos específicos não devem ser entendidas como dotadas de validade estatística mas como dado indicial.
O sigilo dos dados pessoais dos participantes é total e garantido, assim como sua anuência com a divulgação dos resultados da pesquisa.
Entre os dias 05 a 11/02 dois grupos foram monitorados a partir de suas opiniões sobre questões do momento. Compõem esses grupos 36 participantes, todos eleitores de Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022, divididos entre bolsonaristas convictos (G1) e bolsonaristas moderados (G2) – o critério de seleção é o apoio aos atos de 8 de janeiro.
Cada grupo foi montado de modo a combinar variáveis como sexo, idade, etnia, renda, escolaridade, região de moradia e religião em proporções similares às da população brasileira.
Compusemos também um "grupo virtual" formado pela agregação das falas dos participantes evangélicos, com 18 participantes, a fim de capturar tendências específicas da opinião desse contingente demográfico.
Ao longo da semana, três temas foram abordados: i) evento com participação de Lula e Tarcísio de Freitas ; ii) avaliação de imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro; iii) avaliação de imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao todo, foram analisadas 141 interações, que totalizaram 7.794 palavras.
Bolsonaristas Convictos | Bolsonaristas Moderados | |
---|---|---|
Evento com Lula e Tarcísio | O grupo avaliou o ato como sinônimo de maturidade de Tarcísio de Freitas, que teria ido ao evento pensando no bem-estar da população paulista, realizando seu trabalho de governador. Lula não foi elogiado. | A maioria do grupo avaliou o ato como um protocolo da política. O governador de São Paulo teria agido com maturidade em prol da população. Lula foi criticado, por ter usado a situação como palanque eleitoral. |
Imagem de Bolsonaro | A sinceridade e honestidade de Bolsonaro, somadas ao combate à criminalidade no país foram os principais pontos positivos elencados. Ser debochado, grosseiro e não ter sido zeloso na pandemia foram os aspectos negativos mais citados pelos participantes. | O grupo atribuiu a honestidade e o combate à corrupção como os principais pontos fortes de Bolsonaro. O descaso com a pandemia e suas falas grosseiras foram citados como pontos negativos, mas seguidos de justificativas para tais ações. |
Imagem de Lula | A maioria dos participantes disse não ver pontos positivos em Lula. Alguns citaram seus programas sociais. Entre os pontos negativos, acusações de ser corrupto e de não cumprir suas promessas foram as mais frequentes. | Os programas sociais criados pelo governo Lula (em gestões anteriores) foram os mais citados como pontos positivos. Como pontos negativos, os escândalos de corrupção e a reprovação da atual gestão foram os mais mencionados. |
A maioria dos participantes avaliou o ato como um exemplo de maturidade política, com políticos de diferentes posições trabalhando em conjunto pelo bem da população.
Os participantes elogiaram muito a postura de Tarcísio de Freitas, que teria participado diplomaticamente do evento em prol da população do seu estado. Já Lula não foi tratado com a mesma benevolência.
O momento foi visto como um ato protocolar e não como uma potencial aliança política, com alguns reforçando que o governador de São Paulo é oposição a Lula e futuro candidato à presidência.
"Acredito que essa proximidade tenha que ocorrer, para o bem estar de São Paulo. O Governador Tarcísio é muito competente, ele vai conseguir concretizar obras importantes para o estado de São Paulo, assim como a construção desse túnel. A respeito das vaias acho desnecessário, até porque o governador Tarcísio está fazendo um ótimo trabalho a frente do governo do Estado." (G1, 38 anos, assistente administrativa , AM)
"Acho q todo presidente e governadores devem mesmo se unir pra trabalhar pelo seu estado em pós o desenvolvimento da cidade não importa se de partido oposto oq importa e desenvolvimento do seu estado" (G1, 38 anos, motorista , RR)
"Na minha opinião essa proximidade é para um bem maior em comum acordo com a melhoria da população!! Não que seja uma aliança.. porém são estratégias de unir para que projetos importantes como esse seja executado" (G1, 38 anos, administradora, SP)
"Acho que Tarcísio está cumprindo seu trabalho, ao lado do atual presidente. Então, as vaias foram desnecessárias, na minha opinião. O Tarcísio vai se candidatar para presidente, então está mostrando serviço. E creio eu, que pretende tirar a esquerda do poder." (G1, 58 anos, empresária , PR)
"Tendo em vista que ele é o atual governador de São Paulo,é inevitável não comparecer a um evento relacionado a São Paulo,da mesma forma com o presidente,então não significa que ele está do lado do Lula" (G1, 18 anos, eletricista , PR)
"Está aproximação é Ótima, pois um país aliado para o Bem comum, Quem ganha é a População. Partido político não constroi. Ou seja divergências políticas do passado têm que ficar no passado para que a população possa usufruir de Boas Obras ." (G2, 32 anos, auxiliar de escritório , ES)
"Por mas que sejam de lado opostos tem que ter esse tipo de encontro apesar de o Tarcísio deixar claro que não vai voltar ao pt mas como o senhor ali é o presidente ele não pode negar esses tipos de encontro em seu estado ne mas aproximação deles vai ser bem impossível de acontecer" (G2, 18 anos, T.I, CE)
"Isso é necessário para que haja melhorias para a comunidade. Independente de partidos políticos, as obras e programas dos governos federal e estaduais precisam é devem acontecer e para isso é necessário parceria e envolvimento de todos os lados. Tarcísio foi muito maduro e educado, cumpriu o seu papel ali" (G2, 35 anos, estudante de pós-graduação , SE)
Alguns participantes, de ambos os grupos, avaliaram a situação como uma manobra política de Lula, que teria ajudado São Paulo com interesses eleitorais futuros. Ou seja, enquanto a participação de Tarcísio foi vista como exemplar, pensada pelo bem dos paulistas, a de Lula foi interpretada como jogada política.
"A proximidade entre os dois, tudo política,tudo mentira,tem que pensar no povo em primeiro lugar,eu acho injusto, só por fazer cena" (G1, 32 anos, pipoqueiro, MG)
"Quanto ao Tarcísio isso é o ideal dele, deixar convergências de lado para fazer o que tem que ser feito, diferente de Lula, que quer aproveitar o momento pra tirar proveito político!" (G1, 32 anos, líder de produção, SP)
"Essa aproximação é necessária de cunho político, entretanto o Tarcísio por ser uma pessoa muito integra deve estar se resguardando ao máximo em virtude de não querer que sua imagem seja ferida, pois o risco é muito grande em se tratando de Lula, todo cuidado é pouco." (G2, 62 anos, corretor de imóveis, MA)
"A Proximidade entre governo federal e governo estadual nada mais é em prol de um bem maior em relação a obras e desenvolvimento da cidade ou estado. Mas como estamos em campanha política em alguns estados, se tratando de Lula, o presidente, lógico, não vai perder tempo. Fará campanha política com certeza. Manobra política, licitação, corrupção e desviou de verba pública em obras de superfaturamento." (G2, 44 anos, radialista, DF)
Nos dois grupos a avaliação mais recorrente sobre o ex-presidente foi a de alguém extremamente honesto e sincero. Para eles, Bolsonaro segue sendo inocente e íntegro, mesmo após todas as acusações sofridas.
"Os pontos positivos é a sua honestidade e a sinceridade. Os negativos é que ele tinha pouca paciência e fala ,as vezes,sem pensar."" (G1, 54 anos, funcionário publico, PB)
"O ponto positivo e que ele tava fazendo a diferença no Brasil no quadro geral aparentemente um político honesto que se preocupava de verdade em buscar o melhor para o crescimento do nosso país" (G1, 24 anos, do lar, GO)
"Pontos positivos: Honestidade; Trabalhou sem se corremper;" (G2, 62 anos, corretor de imóveis, MA)
"Trabalhou honestamente,sempre combatendo a corrupção no seu mandato. Terminou obras inacabada de mandatos passado levando água para todo nordeste." (G2, 33 anos, desempregado , MA)
"É uma pessoa íntegra, totalmente honesto e que sofre perseguição sempre calado" (G2, 38 anos, administradora, SP)
"Sinceridade pois era uma pessoa q fala diretamente sem enrolação, bons pronjetos para ó pais." (G1, 19 anos, estudante, PA)
"Os pontos positivos é a sua honestidade e a sinceridade." (G1, 54 anos, funcionário publico, PB)
Em ambos os grupos, o suposto combate à corrupção promovido por Bolsonaro, foi o segundo aspecto positivo mais citado.
"Pontos positivos: Bolsonaro é reconhecido por seu compromisso com políticas de combate à corrupção, e por seu apoio a pautas de segurança pública." (G1, 58 anos, empresária , PR)
"Os pontos positivos foram o combate a corrupção, combate ao crime organizado, crescimento da Economia, incentivos as empresas para criação de novos empregos. Pontos negativos, não vejo." (G1, 38 anos, assistente administrativa , AM)
"Pontos Positivos: (1) - Iniciativas de combate à corrupção: Durante seu mandato, Bolsonaro promoveu medidas e políticas para combater a corrupção, como a nomeação de membros da Lava Jato para cargos-chave e o apoio a projetos de lei anticorrupção. (2) - Políticas de segurança pública: Bolsonaro implementou políticas voltadas para o fortalecimento da segurança pública, como o endurecimento das leis penais, o combate ao crime organizado e a valorização das forças de segurança." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"Creio que ele além de provar pra todos que é possível se Administrar uma Nação sem falcatruas, sem roubos e sem corrupções. Creio que cumpriu sua missão com Nota 10." (G2, 62 anos, corretor de imóveis, MA)
Com mais destaque no grupo 01 (bolsonaristas convictos), a redução dos índices de homicídios no país e da criminalidade foram lembrados como aspectos positivos do governo Bolsonaro. A atuação na área de segurança pública foi bastante citada como uma característica de sua gestão.
"Pontos positivos: crescimento de empresas abertas no Brasil e atingiu o menor nível de mortes, como o homicídio e pontos negativos:foi aumento de preços dos alimentos e o brasileiro ficou sem dinheiro pra comprar coisas,iptu alto" (G1, 32 anos, pipoqueiro, MG)
"Pontos positivos: Bolsonaro é reconhecido por seu compromisso com políticas de combate à corrupção, e por seu apoio a pautas de segurança pública." (G1, 58 anos, empresária , PR)
"Os pontos positivos foram o combate a corrupção, combate ao crime organizado, crescimento da Economia, incentivos as empresas para criação de novos empregos. Pontos negativos, não vejo." (G1, 38 anos, assistente administrativa , AM)
"Os dois pontos positivos do ex presidente foi a segurança q ficou muito bom e a saúde deu uma melhorada boa" (G1, 38 anos, motorista , RR)
"Pontos Positivos: (1) - Iniciativas de combate à corrupção: Durante seu mandato, Bolsonaro promoveu medidas e políticas para combater a corrupção, como a nomeação de membros da Lava Jato para cargos-chave e o apoio a projetos de lei anticorrupção. (2) - Políticas de segurança pública: Bolsonaro implementou políticas voltadas para o fortalecimento da segurança pública, como o endurecimento das leis penais, o combate ao crime organizado e a valorização das forças de segurança." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"Pontos positivos: Ele não deixou a corrupção prevalecer e foi pra cima cumprindo com o que falou e priorizou a sociedade para diminuir os crimes. E também melhorou a condição de vida dos agricultores e trabalhadores" (G2, 18 anos, T.I, CE)
Entre os participantes evangélicos, a imagem de homem íntegro e marido zeloso ganhou bastante destaque, com avaliações de que a defesa da família tradicional era uma das suas principais características.
"Pontos positivos: (1) Fez retornar a população Brasileira o sentimento de pátria e respeito a nossa bandeira e país com um governo de transparência. (2) homem que respeita a sua familia" (G1, 27 anos, professor, AM)
"Positivo: Pensamento na família; Falava a realidade." (G1, 38 anos, administradora, RJ)
"*Pontos positivos*: responsável e íntegro- zela pela família, pela educação tradicional ,cumpre com suas obrigações. É simples, não fica ostentando viagens desnecessárias nem hotel 5 estrelas, coloca os valores familiares em primeiro lugar. Não é sugestionável, possui uma postura de político, tem estudo, conhecimento, não tolera libertinagem, tem educação rígida, vocabulário adequado a uma pessoa pública." (G2, 37 anos, agente administrativo, RJ)
"Ponto positivo:defensor de valores morais,não se corrompeu,defensor da família" (G2, 35 anos, auxiliar administrativa, RJ)
*Pontos negativos*- É intolerante a assuntos que possam desequilibrar a estrutura familiar tradicional, mas eu acho isso ótimo. É destemido, mito." (G2, 37 anos, agente administrativo, RJ)
Em ambos os grupos, as formas rudes e antiquadas que Bolsonaro usa para se expressar foram majoritariamente avaliadas como um aspecto negativo de sua imagem.
Ele foi caracterizado como alguém debochado, que não cumpre protocolos e "sincero demais".
"Ponto negativo: A fala de ignorância para falar com o público e o deboche em certas situações." (G1, 19 anos, estudante, PA)
"Os negativos é que ele tinha pouca paciência e fala ,as vezes,sem pensar." (G1, 54 anos, funcionário publico, PB)
"Sinceramente não vejo um segundo motivo para falar, mas, pode-se dizer que foi a questão de falar em público coisas que ele poderia deixar para ele mesmo, ou seja, ele poderia ter ficado mais na dele." (G1, 27 anos, professor, AM)
"Os pontos negativos que eu vejo é que utiliza de um linguajar muito feio para um presidente, palavras de baixo escalão, acho que isso não é legal, deveria saber se posicionar em cada situação, também não acho legal a agressividade com que trata os assuntos, muito explosivo e debochado." (G1, 18 anos, eletricista , PR)
"Negativos ... dizer tudo o que pensa, isso era como arma para os opositores e não ter sido político!!! Sinceridade muitas vezes é complexa para um país que não está maduro suficiente parar aceitar!!! Ele serviu uma feijoada a bebês!!" (G1, 38 anos, administradora, SP)
"Os pontos negativos, perdeu a oportunidade de ficar quieto, pois falava demais, muitas pessoas usavam isso contra ele e caso ele tivesse acertado com a maioria da mídia brasileira, provavelmente estaria eleito." (G2, 48 anos, empresário, MS)
"Pontos Negativos. 1* Teve um pouco de dificuldade em Negociar com o Congresso , 2* Falava Muito Grosseiramente referente a alguns assuntos, precisava ser mais moderado como um chefe de estado" (G2, 32 anos, auxiliar de escritório , ES)
A atuação do ex-presidente durante a pandemia da COVID-19 foi lembrada por muitos, que viram as decisões de Bolsonaro como problemáticas, citando seu desprezo pelo uso de máscaras, compra de vacinas e falta de liderança na tomada de decisões sanitárias.
"Dois pontos negativos: associados a Jair Bolsonaro incluem controvérsias relacionadas a declarações polêmicas, como o uso de máscaras na pandemia, e críticas em relação à sua postura em relação às questões ambientais." (G1, 58 anos, empresária , PR)
"E os pontos Negativos na pandemia sua conduta foi horrível e tbm não cumpriu tudo que prometeu bem 50%" (G1, 48 anos, modelista, SC)
"Pontos negativos : 1) por ele ser direto e reto era considerado grosso com palavras que não cabiam para um cargo de presidente. 2) sua postura na pandemia de uso de máscara " (G1, 32 anos, líder de produção, SP)
"Pontos Negativos negativos: (1) - Polarização e divisão social: Sua retórica controversa e suas posições extremas contribuíram para a polarização da sociedade brasileira, criando divisões e conflitos entre diferentes grupos políticos e sociais. (2) - Resposta à pandemia de COVID-19: Bolsonaro foi criticado por sua gestão da pandemia de COVID-19, incluindo a minimização da gravidade da doença, o questionamento das medidas de saúde pública e a falta de coordenação nacional para lidar com a crise sanitária." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"Pontos negativos: vem a questão da covid já que o ministério da saúde estagnou as vacinas coisa que caiu como culpa no bolsonaro mas ele não se esclareceu direito e deixou a crer que fosse culpa dele já que ele não iria tomar a tal vacina e tem a questão da fala também as vezes bolsonaro deixa muitas coisas a escapar." (G2, 18 anos, T.I, CE)
"2 pontos negativos: Fala de mais, O ex-presidente Bolsonaro é conhecido por suas declarações francas e diretas, muitas vezes caracterizadas por uma falta de filtro verbal ou contenção retóricas que causa polêmica por onde passa, e a outra é que a falta de coordenação nacional, o que gerou muitas mortes durante a época da covid." (G2, 27 anos, vendedora autônoma, RO)
"Negativos: Ameaças à democracia; Recusa em comprar vacinas." (G2, 27 anos, analista de sistemas , PA)
Alguns participantes avaliaram Bolsonaro como um outsider dentro do jogo político, que por excesso de inocência acabou sendo enganado por seus aliados.
"PONTOS FRACOS: a) Se cercou de trairas e nao percebeu a tempo de elimininar a banda podre; B) Ser honesto demais e jogar nas 4 linhas em pleno Brasil corrupto..." (G2, 51 anos, eletrotécnico, RN)
"Negativos: Muito explosivo (não releva as situação e fala além do que devia). Agiu de forma impensada e acabou se prejudicando por confiar totalmente em seus aliados, ele não é da política, não tem essa malícia." (G2, 35 anos, estudante de pós-graduação , SE)
"Pontos Negativos: Não tem papa na lingua; Acreditou muito em seus Generais e se permitiu em ser traído." (G2, 62 anos, corretor de imóveis, MA)
"Pontos negativos: Seus filhos sempre é a parte negativa da política do ex-presidente e ter confiado em pessoas erradas" (G2, 21 anos, enfermeira , GO)
Alguns participantes afirmaram que Lula não tinha nenhum aspecto positivo, seja em suas personalidade ou governo. Contudo, a maioria listou os programas sociais instituídos em seus governos como seu ponto positivo.
Reduzir a desigualdade social, ajudando os mais pobres, foi intensamente associado ao presidente, como seu legado. Muitos programas foram citados, como o Bolsa Família, PROUNI, Farmácia Popular, SISU, Minha Casa, Minha Vida.
"Não sou a favor desse governo porém acho que um ponto positivo e que no governo dele tem muitos benefícios sociais que ajuda as famílias mais carentes e ele tem muitos aliados" (G1, 24 anos, do lar, GO)
"Implementação de programas sociais que ajudaram a reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil" (G1, 17 anos, estudante, BA)
"Ponto positivo são os programas sociais e bolsa família, e vários outros tipos de bolsa e benefícios pra população com pouca instrução ou mais humilde. Mais empregos." (G1, 48 anos, modelista, SC)
"Pontos positivos do Lula: (01) - Programas sociais: Lula implementou e expandiu diversos programas sociais, como o Bolsa Família, que ajudaram a reduzir a pobreza e a desigualdade social no Brasil." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"Embora o ex-presidiário não tenha feito muita coisa podemos apresentar ao menos um ponto positivo que foi a expansão de programas educacionais como Fies, Prouni, Sisu entre outros de geração de renda.." (G2, 21 anos, enfermeira , GO)
Em relação a sua imagem, Lula foi associado positivamente como alguém empático, que entendia as necessidades da população mais carente, justamente por vir de origem humilde.
"*Pontos positivos*- origem humilde, empático. Por ser de origem humilde entende as dificuldades que o povo passa em relação a pagar as contas, fazer compras." (G2, 37 anos, agente administrativo, RJ)
"pontos positivos: 1+ Um político co muita facilidade de articulação, consegue conversar com facilidade. 2+ tem muita experiência política e de governabilidade" (G2, 32 anos, auxiliar de escritório , ES)
"Pontos positivos são sua popularidade, origem simples e humilde...cresceu na política aos poucos dando um passo por vez e conquistou uma boa parte da população" (G2, 35 anos, auxiliar administrativa, RJ)
"Ele se preocupa com as pessoas mais necessitadas, acho que porque passou fome e ele sabe falar muito bem, ele sabe fazer discursos" (G2, 18 anos, T.I, CE)
"Pontos positivos: sabe fazer aliados e persuadir as pessoas para apoiá-lo" (G1, 54 anos, funcionário público, PB)
De modo mais isolado, outros pontos foram citados como positivos na atual gestão ou imagem do presidente:
i) sua boa articulação política;
ii) a queda nos índices de desemprego;
iii) o crescimento econômico (mas atribuído a consequências de governos anteriores);
iv) a reforma tributária realizada já no primeiro ano do atual mandato.
"Pontos positivos:(1).que no no governo teve muitos benefícios, aumento do bolsa família, (2)queda do desemprego." (G1, 32 anos, pipoqueiro, MG)
"Pontos positivos: 1) aumento no auxílio para as famílias mais carentes; 2) teve uma queda no desemprego" (G1, 32 anos, líder de produção, SP)
"Pontos positivos do Lula: (2) - Crescimento econômico: Durante seu mandato anterior, o Brasil experimentou um período de crescimento econômico significativo, com aumento do emprego e da renda para muitos brasileiros, especialmente durante seu primeiro mandato." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"*Positivos*: Reforma tributária, a primeira desde a redemocratização e já no primeiro ano de governo; Criação e ampliação do novo Minha Casa, Minha Vida para milhões de brasileiros." (G2, 27 anos, analista de sistemas , PA)
Majoritariamente, Lula foi associado à corrupção e aos escândalos de seu governo anterior. Muitos utilizaram narrativas similares, sobre Lula ter sido ganancioso e ter se corrompido por conta disso, traindo os ideais que defendia.
A temática de sua condenação também foi bastante presente nas falas, com acusações recorrentes de que ele era um "ex-condenado".
"Pontos negativos: Corrupto, os escândalos de corrupção, em especial o Mensalão, que envolveu membros do alto escalão do governo." (G1, 58 anos, empresária , PR)
"A ganância e o dinheiro corromperam ele, um corrupto, ex-condenado porque é amigo do STF" (G1, 38 anos, administradora, RJ)
"Pontos Negativos: 1. Foi e é o Presidente mais corrupto e ladrão que o mundo já conheceu. 2. Foi o único Ex. Presidente condenado em três instâncias que conseguiu com manobras políticas ser Descondenado e não Inocentado." (G2, 62 anos, corretor de imóveis, MA)
"Pontos negativos do Lula: (1) - Escândalos de corrupção: O governo de Lula foi marcado por vários escândalos de corrupção, como o Mensalão e o Petrolão, que envolveram membros de seu partido e aliados políticos." (G2, 44 anos, radialista, DF)
"PONTOS NEGATIVOS: TERIA MIL PONTOS, mas vou elencar 2 principais: A) Se corrompeu pelo poder; B) Se traiu pela ganancia, traiu quem o admirava, traiu e continua traindo o Brasil em todos os aspectos." (G2, 51 anos, eletrotécnico, RN)
"Pontos negativos: Corrupto ; Desvalorização da família tradicional" (G2, 21 anos, enfermeira , GO)
Outra acusação, muito recorrente no grupo 01 (bolsonaristas convictos), mas sem detalhes aprofundados nas falas, foi a de que Lula não cumpre suas promessas de campanha, tendo iludido a população e seus eleitores.
"Mentiroso e desonesto, porque promete coisas que não cumpre e inventa histórias demais e desonesto porque nem precisa de muito pra se provar isso basta relembrar que ele e um ex condenado" (G1, 24 anos, do lar, GO)
"Pontos negativos: (1)promete as coisas e não cumpre,(2) um pessoa vingativa" (G1, 32 anos, pipoqueiro, MG)
"Pontos negativos: 1) teve muitas promessas sem cumprir 2) uma pessoa gananciosa" (G1, 32 anos, líder de produção, SP)
"Pontos negativo. Não compriu nada no q prometeu e cada vez ficando pior o país e não vai fazer mais, porq não fez até hoje não fará mais quem vai paga e o povo." (G1, 38 anos, motorista , RR)
*Negativos* Falta de diversidade que tanto prometeu nas campanhas; " (G2, 27 anos, analista de sistemas , PA)
A atual gestão de Lula foi bastante criticada, avaliada como péssima, com apontamentos críticos em relação a algumas pautas:
i) o preço elevado dos itens da cesta básica e o baixo salário mínimo;
ii) o aumento de impostos e da inflação;
iii) gastos com excessivas viagens internacionais;
iv) o uso de verbas para comprar parlamentares e aprovar emendas;
"ele gasta bilhoes com emendas parlamentares para seus proprios imtereses e é mentiroso falou que o povo ia comer picanha e tomar cerveja e depois fala que o povo tem que comer mais legumes e a cesta basica subiu para mais de $700 e o salario minimo não dá para cobrir as despesas,e ainda estende tapete vermelho para aquele ditador da venezuela que o povo delá não tem oque comer e vem para o brasil para mim não tem pontos positivos" (G1, 63 anos, autônomo, DF)
"Negativos: (1) impostos abusivos. (2) A questão também do estrativismo mineral do garimpo que é o que movimenta o giro do capital da cidade onde eu moro.. porem Lula tirou esta renda." (G1, 27 anos, professor, AM)
"Pontos negativos: Pior gestão da história. Não tem ministros técnicos e competentes. A cesta básica no Brasil é altíssima. A inflação só aumenta. Gastos exorbitantes em viagens e regalias. Não pensa no povo que o elegeu." (G1, 38 anos, assistente administrativa , AM)
"Mais ministérios, impostos, viagens milionárias do governo federal batendo recorde e outros gastos, além rombo de 130 Bilhões." (G2, 27 anos, analista de sistemas , PA)
"E também promete uma coisa e não faz nada depois e corta verbas demais e coloca muito imposto sobre tudo." (G2, 18 anos, T.I, CE)
"Negativos: Envolvimento em escandalos de corrupção e Aumento de impostos" (G2, 35 anos, estudante de pós-graduação , SE)
O viés pró- Bolsonaro se reflete na análise diferencial que fazem de Lula, Bolsonaro e mesmo Tarcísio. Embora reconheçam a necessidade de relações de cooperação entre governos estaduais e governo federal, como no caso do estado de São Paulo, o mérito da realização da obra de mobilidade Santos-Guarujá foi dado integralmente a Tarcísio de Freitas, com considerações sobre sua atuação pelo bem do estado. O mesmo não pode se dizer em relação a Lula, que foi visto como oportunista no episódio.
No tocante à avaliação de Bolsonaro, entre os aspectos positivos frequentemente citados, destacam-se sua suposta sinceridade e a abordagem direta, percebidas como uma ruptura com o estilo político tradicional. Muitos ressaltam suas políticas econômicas, incluindo o crescimento de empresas, redução do desemprego e implementação de reformas econômicas. Outro ponto positivo mencionado é o combate à corrupção e ao crime organizado, juntamente com ações na área de segurança pública. Alguns participantes também enfatizam a gestão de Bolsonaro durante a pandemia, com a concessão de auxílio financeiro e o enxugamento do orçamento governamental. Os evangélicos, por seu turno, focam seus elogios na defesa dos valores familiares conservadores feita pelo ex-capitão.
No entanto, os pontos negativos associados a Bolsonaro são igualmente notáveis nas respostas. Sua comunicação e postura pública, muitas vezes descritas como debochadas e agressivas, são vistas como inadequadas para um presidente. Além disso, há críticas à sua gestão ambiental e de direitos humanos, com algumas pessoas apontando ações controversas, como o incentivo ao garimpo em terras indígenas. A condução da pandemia também é um ponto de controvérsia, com críticas à sua postura em relação ao uso de máscaras e à gravidade da Covid-19. Outro aspecto negativo mencionado é o aumento de preços dos alimentos e a consequente dificuldade financeira enfrentada pela população.
Como era de se esperar, a avaliação de Lula é bastante mais negativa que a de Bolsonaro. A corrupção é um tema recorrente, com referências frequentes aos escândalos que envolveram seu governo, como o Mensalão. Muitos participantes expressam desconfiança em relação à sua honestidade, caracterizando-o como manipulador e acusando-o de fazer promessas não cumpridas. Outras críticas incluem a gestão econômica durante seu mandato, mencionando questões como inflação, endividamento público e o impacto negativo na economia. Adicionalmente, alguns destacam a percepção de um aumento excessivo nos gastos governamentais, principalmente em viagens e hospedagens.
É notável, contudo, o grande número de aspectos positivos identificados, entre os mais frequentes está o impacto significativo de programas sociais, como o aumento do auxílio para famílias carentes e a implementação do Bolsa Família, que muitos consideram ter contribuído para a redução da pobreza e do desemprego no Brasil. Outra faceta positiva mencionada é a habilidade de Lula em estabelecer alianças políticas e manter relacionamentos diplomáticos internacionais, além de sua capacidade de comunicação e persuasão.
Para aqueles que esperavam extrema polarização e mesmo calcificação das posições e opiniões no eleitorado brasileiro os resultados dessa semana devem parecer surpreendentes. De fato, uma larga fatia daqueles que votaram em Bolsonaro, mesmo entre os convictos, veem defeitos na sua figura. Por outro lado, é razoável o número de bolsonaristas convictos e moderados que reconhecem virtudes em Lula. Por exemplo, o efeito positivo dos programas sociais atrai admiradores em ambos os grupos ou mesmo ganhos na economia.
O apoio popular do qual Bolsonaro ainda disfruta é impossível de quantificar, devido ao número pequeno de participantes da pesquisa. Contudo, ele parece estar longe de ser monolítico, como as interpretações correntes da tese da polarização fazem crer. Resta conhecer melhor, contudo, as razões da resiliência da associação recorrente desse político à honestidade e boa gestão.
Símbolos religiosos em órgãos públicos; PEC para fim da escala de trabalho 6x1; Atentado em Brasília.
Retirada de livros com conteúdo homofóbico.; Vitória de Trump.; Programa Pé de Meia.
Fragmentação da Direita; Anulação de condenações da Lava-Jato; Reunião de Lula com governadores
Participação do Brasil no BRICS; Mudanças de candidato no 2T; Caso Gustavo Gayer
Privatização de estatais; Fake News nas eleições; Eleição de policiais e militares
CPI das apostas online; Aumento da pena para crimes contra a mulher
Decisão do voto: Direita x Esquerda; Voto no PT; Campanha 2024 e expectativas; Avaliação dos Resultados
Descriminalização das Drogas; Ens. Religioso; Escola cívico-militar; Aborto; Prisão de mulheres que abortam
Violência entre Datena e Marçal; Regras do debate eleitoral; Definição do voto
Manifestação convocada por Bolsonaro; Atuação de Marina Silva; Prisão de Deolane
Suspensão do X (antigo Twitter); Queimadas florestais; Acusações sofridas por Silvio Almeida
Semana Temática: Bolsa Família; Auxílio Brasil; Privatização das Estatais
Pablo Marçal; Folha contra Moraes; Suspensão das Emendas
Temático: Casamento Homoafetivo; Adoção por casal Gay; Cotas Raciais
ESPECIAL ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Interesse pelo Pleito; Gestor Ideal; Apoios de Lula e Bolsonaro
Temático Segurança: Porte de Armas; Pena de Morte; Redução da Maioridade Penal
Desistência de Joe Biden; Declarações de Maduro; Declarações de Tebet
Atentado contra Trump; Cotas na Política; Fala de Lula
Espectro ideológico; Avaliação do Governo Lula; Isenção de Multa para Irmãos Batista
Saúde de Pessoas Trans; Lula e o Câmbio; Indiciamento de Bolsonaro
Aumento para os Procuradores de SP; Descriminalização da Maconha no país; Golpe na Bolívia
Lula no G7; Críticas de Lula ao BC; PL dos Jogos de Azar
Eleições nos EUA; Arthur Lira e o Conselho de Ética; PL 1904
Parada LGBT+; Terceirização da Escola Pública ; Escolas Cívico-Militares
Acusações contra Zambelli; PEC das Praias; Veto à criminalização das Fake News
Benefício Emergencial no RS; Absolvição de Moro; Imposto sobre Importações
Fake news da tragédia; Fala de Eduardo Leite; Fuga de condenados bolsonaristas
SEMANA PETROBRÁS - Privatização, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Saídas Temporárias, Condenações de 8/1, Atuação de Presidentes em Calamidades Públicas
Manifestação pró-Bolsonaro em Copa, Novos programas para pequenos empresários e empreendedores; Elon Musk e Alexandre de Moraes
Caso Marielle; Comissão de mortos e desaparecidos; Percepções sobre a ditadura
Taxação dos super ricos; Fraude na carteira de vacinção; Áudios de Cid
Segurança Pública em SP; Nikolas na Comissão de Educação; 60 anos da Ditadura
#Diário Gal Heleno #Economia #Pautas para Mulheres
Manifestação pró-Bolsonaro; Isenção tributária a entidades religiosas; iii) Mudanças nos mandatos
Guerra do Iraque; Vacinação da Dengue; Vídeo de Bolsonaro
#Investigações do Golpe #Fuga dos Detentos de Mossoró
Abin e Alexandre Ramagem; Carlos Bolsonaro e espionagem; Erros no ENEM
Percepções sobre a vida atual, Eleições municipais, Programa
Janones, Declarações de Lula sobre Dino, Indulto de Natal
Falas de Michele, Auxílio a Caminhoneiros e Taxistas, Apoios de Criminosos
#Dados do desemprego no Brasil #Colapso ambiental em Maceió #Disputa entre Venezuela e Guiana
Fim das Decisões Monocráticas, Morte de Clériston Pereira, Dino no STF
#Pronunciamento de Janja #Redução dos custos das Passagens Aéreas #Redução dos custos dos Combustíveis
Militares na Política, Privatizações, Dama do Tráfico no Planalto
#Déficit Zero na Economia #Gabinete do Ódio #Redação do ENEM
Desvio de Armas, Jair Renan na Política, 2a. Condenação de Bolsonaro
Veto dos EUA, Milei, Violência no Rio de Janeiro
GUERRA: Crianças, Resgate de Brasileiros, Conselho de Segurança
Violência no RJ, Fake News da Vacina, Oriente Médio
Inclusão de Pessoas Trans, Grampos de Moro, Conselho Tutelar
Golpismo renitente, Canais de informação bolsonaristas, Gal. Heleno
Rede Globo, Jair Renan, Casamento Civil Homoafetivo
Desfile da Independência, Operação Lava Jato, Desastre no RS
O silêncio de Jair e Michele, Hábitos de Consumo de Informação, Voto Secreto no STF
Zanin, Faustão e a Taxação das Grandes Fortunas
Relatório #19 MED
ESPECIAL: O CASO DAS JOIAS
Tarcísio, Zema, Avaliação 7 meses do Governo Lula
Bolsa família, Laicidade do Estado e MST
Taxação de fundos exclusivos, Marielle e Porte de Arma
Escolas Cívico-Militares, Ataque a Moraes e Desenrola
Tarcísio vs. Bolsonaro, Lula no Mercosul e Aprovação de Lula
Condenação, Plano Safra e Inércia Bolsonarista
Julgamento, PIX e Condenação de Bolsonaro
Julgamento, Cid e políticas sociais
Valores: Marcha, Parada e Aborto
Temas: Zanin / substituto de Bolsonaro
Meio Ambiente
Monitor da Extrema Direita
Os temas da semana são: (1) Investigações sobre os depósitos an
As técnicas tradicionalmente utilizadas para investigar a opinião pública são os surveys e os grupos focais. Ambas são muito úteis, mas têm com limitações da ordem prática e orçamentária, particularmente se deseja realizar um monitoramento contínuo.
O Monitor do Debate Público (MDP) é baseado em uma metodologia inovadora para monitorar de modo dinâmico a opinião pública e suas clivagens no que toca temas, preferências, valores, recepção de notícias etc.
O MDP é realizado por meio de grupos focais de operação contínua no WhatsApp, com participantes selecionados e um moderador profissional.
Assim como na metodologia tradicional de grupos focais, os grupos contínuos no WhatsApp do MDP permitem que o moderador estimule o aprofundamento de temas sensíveis e difíceis de serem explorados por meio de pesquisas quantitativas ou mesmo pela aplicação de questionários estruturados.
O caráter assíncrono dos grupos do MDP, possibilitado pela dinâmica da comunicação no WhatsApp, permite respostas mais refletidas por parte dos participantes, o que é adequado para eleitoral, dado que o voto é também uma decisão que demanda reflexão.
Por sua natureza temporal contínua, grupos focais do MDP são propícios para criar situações deliberativas, nas quais as pessoas se sentem compelidas a elaborar suas razões a partir das razões dadas por outros participantes do grupo.
O telefone celular é hoje o meio mais democrático e acessível de comunicação. Assim, a participação nos grupos do MDP não requer o uso de computador ou mesmo que os participantes interrompam suas atividades para interagirem entre si.
Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Coordenou o IESP nas Eleições, plataforma multimídia de acompanhamento das eleições 2018. Foi consultora da UNESCO, coordenadora da área qualitativa em instituto de pesquisa de opinião e big data, atuando em diversas campanhas eleitorais e pesquisas de mercado. Realiza consultoria para desenho de pesquisa qualitativa, moderações e análises de grupos focais e entrevistas em profundidade. Escreve no blog Legis-Ativo do Estadão.
Mestre em Filosofia Política pela UNICAMP e mestre e doutor em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center. Foi professor do antigo IUPERJ de 2003 a 2010. É, desde 2010, professor de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Coordenador do LEMEP, do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB).
Cientista Social e mestre em Sociologia pela UFPR, com experiência em relações de consumo e estratégias de comunicação. Possui formação em UX Research e cursos de gestão e monitoramento de redes sociais e estratégias eleitorais, mídias digitais e gerenciamento de redes. Possui experiência em pesquisas de mercado e campanhas políticas. Realiza moderações e análises de grupos focais e entrevistas em profundidade.
Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Tem experiência em planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais de pequeno e médio porte, manutenção de servidores web e possui especialização em modelagem e implementação de bancos de dados relacionais.